sábado, 24 de março de 2012

Bonito - Mato Grosso do Sul - Brasil

BONITO, a capital do ecoturismo brasileiro, fica localizada no centro-oeste do Mato Grosso do Sul. Possui uma população de 19.587 habitantes (IBGE, 2010).
A cidade é rodeada por belezas naturais e oferece diversos passeios para os amantes do ecoturismo como: grutas, abismo, rios e nascentes transparentes, balneários, inúmeras cachoeiras, rapel, caminhada, rafting entre outros.
Nos restaurantes da cidade é possível degustar sabores do pantanal, como a carne de Jacaré, a costelinha de Pacu e o Pintado na telha.
Os deliciosos sorvetes feitos com as frutas regionais também chamam a atenção dos visitantes. É possível saborear desde os sabores mais clássicos até os mais exóticos como: umbu, açaí, cajá-manga, graviola, gabiroba, araçá, araticum, cagaita, cupuaçu,  jaca, jabuticaba, jatobá, mangaba, murici, pequi e tamarindo.

     Após escolher os lugares a serem visitados, é necessário escolher um das inúmeras agência de turismo da cidade, e agendar o passeio. Não é possível visitar as propriedades sem o voucher emitido pela agência. Recomendo a Agência “Águas de Bonito”, já usei duas vezes e não deu nenhum problema.

Hotel Indicado: Paraíso das Águas http://www.paguas.com.br/Este hotel tem uma ótimo localização - avenida central de Bonito, os quartos são bons e o café da manhã é maravilhoso. A pscina não dá para usar é muito pequena









Passeios e Locais para serem visitados em Bonito:

·         Passeio de Bote no Rio Formoso (duração: meio dia) - descida de bote pelo rio passando por alguns trechos com corredeiras e pequenos saltos.

· 
















    
   Flutuação no Rio da Prata (duração: meio dia) – fica a uns 50 Km (de terra) de Bonito na cidade vizinha, Jardim. Este é o melhor passeio regional. No Recanto Rio da Prata é disponibilizado uma roupa de neoprene para fazer a flutuação na nascente (dura uma hora e meia)








      Balneário do Sol

·   Cachoeiras do Rio do Peixe (duração: o dia todo) - propriedade agrícola com inúmeras cachoeiras - serve almoço.















Gruta do Lago Azul (duração: meio dia)








                                                                                  










Ilha do Padre






Buraco das Araras
Duração: meio dia) – fica em Jardim, o passeio aqui só é viável se o visitante estiver no Recanto Rio da Prata (sugiro fazer a flutuação cedo, almoçar no recanto e na parte da tarde, na volta, ir no buraco das Araras) – neste caso a volta para Bonito é pelo asfalto.














Balneário da Figueira: (duração: o dia todo), o lugar fica uns 14 km (terra) da cidade e é muito agradável com água transparente – serve almoço.