domingo, 7 de abril de 2013

Urubici - Santa Catarina - Brasil

Urubici - SC, localiza-se na serra catarinense, próxima a São Joaquim - SC, estando sua parte urbana a 915 metros de altitude e possuindo uma população total (urbano/rural) de 10.699 habitantes (IBGE, 2010). A palavra "urubici" vem do kaigang, grupo tupi-guarani, e significa "mãe das águas frias". A Serra Catarinense, onde está situada, é a região mais fria do  Brasil, e o único ponto do país onde neva todos os anos. Sua população é predominantemente de origem européia (italiana/alemã), mantendo bem nítidos seus costumes.

O acesso ao município partindo de carro de Curitiba - PR se faz por dois caminhos: um partindo pela BR 101 (pegar a BR 101 e descer por esta rodovia até Palhoça - SC, depois siga para Santo Amaro do Imperatriz - SC (BR282), Rancho Queimado - SC, Alfredo Wagner - SC, Bom Retiro - SC, pegar a SC430 (Urubici) ou seguir pela BR 116 (pegue a BR116 - descer até Lages, Pegar a BR 282, passar Bocaina do Sul – sentido Rancho Queimado, pegar SC – 430 (Urubici).

Outra possibilidade é visitar a região partindo de Florianópolis - SC (descer de avião até a capital do estado e alugar um carro para subir a Serra, são mais ou menos 2 horas).

A cidade possui vários atrativos turísticos, atraindo muitos turistas com a promessa de neve no inverno. A região é linda e abriga inúmeros canions, montanhas e muito verde - aqui a natureza fala mais alto e dá lugar à maravilhosa imponência das Matas de Araucárias. O município também é destaque na produção de Maçã e Hortifrutigranjeiro.

Pontos Turísticos:

Rodovia SC430 - Sentido Urubici-SC/São Joaquim-SC: 
Morro do Avencal (parte alta), 
Canhoeira do Avencal (parte baixa);
Inscrições Rupestres; 
"Belvedere" (permite visualizar o núcleo urbano da Cidade); 
Morro do Baú (Parque Nacional de São Joaquim).

Rodovia SC 439 -  
Gruta Nossa Senhora de Lourdes, 
Morro da Igreja (com 1822m, é ponto mais alto habitado na Serra Geral, apresentou a temperatura mais baixa já registrada no Brasil -17,5ºC, onde se encontra o CINDACTA II da Força Aérea Brasileira)
Trilha da Pedra Furada; 
Cascata Véu da Noiva
Serra do Corvo Branco.
Canion Espraiado
Morro Campestre
Cachoeira do Arroio do Engenho

Guia: Álvaro Luiz Costa da Turisarte (tel. 49 - 32784092 ou 88050059)

O que fazer nas redondezas: Visita à Cidade de São Joaquim, Vinícola Francione em São Joaquim e Serra do Rio do Rastro em Bom Jardim da Serra e Canion das Laranjeiras em Bom Jardim da Serra.

Pontos de Interesse na Cidade: Panifício Universo, Art e Mel (vende o delicioso mel de Bracatinga), Igreja Matriz, Restaurante A Taberna Bistrô (ganhou prêmio da revista Veja); Igreja Matriz; Café Colonial Sabor da Roça (a caminho da Serra do Corvo Branco). 

Pousada Indicada: Pousada Pedra Preta (pousada rural, localizada a 15 km de Urubici-SC sentido São Joaquim-SC - SC430). A pousada é muito aconchegante, tem um ótimo café da manhã e um excelente jantar. Ficamos no Chalé Master (tem uma ótima calefação, lareira e hidromassagem).

A Pousada







Caminho para o Morro da Igreja












MORRO DA IGREJA







Parque Nacional de São Joaquim -  Trilha para o Morro do Baú













Vista do "Belvedere"




 Cachoeira do Avencal


Macieiras em Produção



A Cidade









Caminho para Serra do Corvo Branco












Cascata Véu da Noiva



 Morro do Campestre
















Serra do Corvo Branco


Um comentário:

  1. Bonito lugar! Lembra um pouco Tibagi e a Vila Velha. Um pouco mais frio, é claro... :). Boas fotos.

    ResponderExcluir

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.