sexta-feira, 18 de abril de 2014

Ushuaia: Província da Terra do Fogo - Argentina

Ushuaia é uma pequena cidade da Argentina, com 56.825 habitantes (censo 2010) pertencente à província da Terra do Fogo, localizada no extremo sul da América do Sul. Ela é conhecida por ser a cidade mais austral do mundo. A cidade está situada às margens do Canal de Beagle. Atualmente Ushuaia atrai vários turistas em razão de sua localização austral e ao seu clima Subpolar Oceânico, responsável por um intenso frio no inverno com caída de neve e formação de pistas de ski, e um verão ameno, podendo registrar baixas temperaturas e neve.

A região foi habitada inicialmente por indígenas, porém no século XIX as missões européias para catequização dos nativos contribuíram para extinção e aculturação destes grupos.
Da cidade partem várias excursões pelo canal de Beagle para visualização da paisagem local, de aves (pinguins) e mamíferos marinhos (lobos marinhos). Também saem excursões para o Parque Nacional da Terra do Fogo, para os glaciares e Lagos da região e para Antártida.
Ushuaia possui diversos hotéis e pousadas de diferentes níveis de conforto e preço. É importante verificar a localização do hotel para não ficar muito distante da avenida principal (Av. San Martin), que concentra as lojas e restaurantes.
Na Av. San Martin encontre-se diversas opções de restaurantes, cafés, chocolates artesanais e muitas lojas de “souvenires”. Apesar do relevo central ser bastante inclinado (para chegar na avenida principal ou desce para quem está em ruas acima – em direção aos “Cerros”, ou sobe, para quem está em ruas abaixo – em direção ao canal), a avenida principal é plana e de fácil circulação.
Para chegarmos em Ushuaia, pegamos um voo em El Calafate com a Aerolineas Argentinas, mas também tem voos desde a capital – Buenos Aires.

Visitas Realizadas: Parque Nacional Terra do Fogo; Trem Do Fim do Mundo; Museu do Fim do Mundo; Museu do Presídio e Marítimo; Bus Doble Deck; Visita Guiada na Estância Haberton (farol, pinguinera, Museo Acatushún – de aves e mamíferos)

Hotel que ficamos hospedados: Hotel Austral Ushuaia (hotel modesto, com fraco café da manhã, porém sua localização é muito boa - duas quadras acima da avenida principal).

Restaurantes Indicados: Bodegón Fueguino (possui um espaço pequeno, mas agradável e boa comida, comemos uma maravilhosa pasta com molho de camarão); Tia Elvira (possui espaço pequeno, agradável e com vista para canal de Beagle, comemos uma magnífica “Merluza Negra” com “Centolla” - caranguejo).
 Bondegón Fueguino





 




A Cidade


Adicionar legenda


















Locais Visitados:
 
Museu do Fin Del Mundo: o museu é pequeno e conta a história da colonização da região e possui alguns artefatos dos indígenas e exemplares empalhados da fauna local. 

Passeio de ônibus “Bus Doble Deck” pela cidade de Ushuaia: o ônibus parte da avenida principal e percorre os principais pontos turísticos da cidade. Uma guia explica os pontos turísticos durante todo o percurso.


Museu do Antigo Presídio: neste museu é possível reviver a história antiga de Ushuaia, nos tempos de instalação do presídio. O local possui pavilhões reformados com personagens, vestimentas, equipamentos da época, réplicas de antigas embarcações, loja, restaurante e também um pavilhão original do antigo presídio (sem iluminação e aquecimento). 












Passeio no Trem do Fim do Mundo: o passeio é fraco sem muitos atrativos paisagísticos no decorrer do caminho, com duração de aproximadamente 1 hora.







Adicionar legenda

Parque Nacional Terra do Fogo: o parque é muito grande e possui diversas trilhas, nós visitamos a Bahia Lapataia e uma Castorera (represa construída pelos castores para abrigar suas tocas).











Glacial Martial: para chegar ao glacial é simples, podendo fazer o trajeto de táxi. No glacial fizemos um passeio de Teleférico para chegar na parte alta (quem tem medo de teleférico pode fazer uma trilha usada pelos aventureiros, mas o caminho é íngreme e irregular). Na parte alta tem várias trilhas que permitem a visualização panorâmica do canal de Beagle e de toda Ushuaia, vale muito a pena fazer este passeio que permite a visualização de paisagens deslumbrantes.






Passeio à Pinguinera e Estância Haberton: o passeio é feito pelo Canal do Beagle, com paradas próximas no Farol Les Eclaires, paradas para visualização de aves (pinguins – Pinguinera.) e mamíferos marinhos (lobos marinhos). O destino final é a Estância Haberton, que reúne uma arquitetura típica das estâncias da região, com equipamentos da antiga atividade local - criação de ovelhas (atualmente criam gado). Na estância também realizamos uma visita guiada ao Museu Acatushún de aves e mamíferos marinhos.








































Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.